quarta-feira, 30 de junho de 2010

Câimbra

Quem nunca sentiu?

Não se sabe de onde vem a câimbra e nem porque começa. Após um período longo de corrida surge àquela dor latente na perna, o músculo da panturrilha repuxa e parece que o sofrimento nunca vai terminar, até que, a dor simplesmente vai embora.

Trata-se de uma contração involuntária do músculo para a qual a ciência não consegue definir uma causa ainda. Pode acometer qualquer músculo do corpo, mas acontece principalmente na parte inferior, mas especificamente, na panturrilha.

Segundo especialistas atualmente existem duas teorias mais aceitas sobre as causas da câimbra, embora nenhuma delas seja totalmente comprovada: a primeira sugere que a contração dos músculos ocorre pela desidratação, quando a pessoa faz muita atividade física sem repor principalmente água e minerais. A outra hipótese indica que a câimbra ocorre devido ao acúmulo de ácido lático nos músculos. As pessoas menos treinadas acumulariam mais ácido entre os músculos durante atividades físicas pesadas, isso causaria a dor.

Existe ainda o caso de atletas, bem preparados, com condição cardíaca boa, bem hidratados e que mesmo assim sentem a contração. Isso acontece quando o atleta força um músculo diferente do habitual. Um nadador mesmo acostumado a usar muito os braços, pode ter câimbra se mudar o tempo de treino e o tipo de exercício.

Por Fernanda Lage

Nenhum comentário:

Postar um comentário