terça-feira, 8 de junho de 2010

BREAKOUT NO NADO COSTAS

Alex Pussieldi

O que é breakout????

Breakout é a expressão em inglês para definir o momento exato em que o nadador quebra a superfície da água no início de nado, seja em uma saída ou mesmo na subida de uma virada.

É de conhecimento de todos a importância do streamline, que é outra expressão americana bastante importante que representa a posição de extremo alinhamento do corpo na parte submersa diminuindo a resistência frontal e utilizada em todas as saídas de borda, seja em viradas ou saídas de bloco.

O breakout começa com a ação de um ciclo completo de braçada em qualquer um dos 4 nados. O movimento começa na parte submersa e é completado com a submergência do nadador.

No assunto específico do Breakout para o nado costas, este primeiro movimento inicia com uma braçada (normalmente pelo braço mais forte do nadador) na parte submersa, trazendo o nadador acima enquanto mantém o outro braço estendido atrás de sua cabeça. O movimento é completado com a submergência do atleta movimentando-se para frente e não para cima o que aumentaria a resistência frontal.
A jogada do ombro na subida do braço dá uma melhor eficiência para o breakout do atleta e posiciona o corpo do nadador a ponto de incrementar a força para a segunda braçada a ser iniciada neste momento.

Um detalhe muito importante é de que muita gente pensa que o dedo polegar deveria ser a primeira parte do braço a sair na superfície na execução do breakout. Entretanto, a subida do ombro em primeiro plano apresenta melhores resultados na rotação do nado favorecendo a ação da segunda braçada.
Outro erro comum na ação do breakout de costas é iniciar a primeira puxada submersa e não concluí-la por não estar na posição ideal para subir a superfície. Isso acontece com muita freqüência quando o nadador ou sai muito fundo, ou mesmo inicia a puxada muito cedo, isso acaba fazendo com que ele faça a puxada em diversas etapas perdendo todo o potencial da primeira puxada já que ela é feita em pequenas partes.

Uma outra dica para seus atletas é de que a primeira puxada do breakout deve ser mais funda e mais forte do que a braçada normal do nado costas, isto porque ela tem um direcionamento diferente já que irá trazer o corpo para a superfície.

Não deixe para treinar o breakout de costas nas competições ou mesmo nas vésperas, faça isso diariamente em simples séries sempre cobrando de seus nadadores empenho neste sentido.

Fonte: Alex Pussieldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário