sábado, 17 de abril de 2010

Gelo ou Calor. Quando estou com dor o que devo fazer?

O tratamento com Gelo, também conhecido como Crioterapia, é usado principalmente nas dores agudas, como, traumas diretos, entorses, contusões, estiramentos musculares, que apresentam sinais “flogísticos” que são: calor local, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço) e dor, por auxiliar na analgesia, e diminuição do fluxo sanguíneo (vaso-constricção). O tratamento local é usado no período de 15 a 30 minutos dependendo da área a ser tratada.

O tratamento com Calor, também conhecido Termoterapia, é usado principalmente nas dores musculares com diferentes causas ou, em lesões crônicas, onde não existe mais os sinais “flogísticos”. O calor é vaso-dilatador, aumentando assim, o fluxo sanguíneo, beneficiando o relaxamento, aliviando dores mio tensivo, melhorando a mobilidade e elasticidade dos músculos.

Também podemos usar o calor e gelo no mesmo tratamento, conhecido como Banho de Contraste, muito usado nos edemas (inchaços) de extremidades, como mãos e pés, beneficiando a “bomba” de retorno venoso (vaso-dilatação e vaso-constricção), diminuindo assim, o inchaço local e aliviando dores compressivas.

Na Terceira Idade é importante ressaltar que o tratamento com gelo local não é muito aconselhável se levarmos em consideração as diversas mudanças na fisiologia, como exemplo, a pele mais sensível, alergia ao gelo, a maior possibilidade em desenvolver um resfriado e etc.

Neste caso, tratando-se de um trauma agudo, o ideal seria fazer uso de banhos de imersão, massagem com gelo, toalha gelada ou até mesmo o uso de spray de gelo.

Bruno Mantovano
Fisioterapeuta especialista em Terapias Manuais e RPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário