quinta-feira, 25 de março de 2010

Abandonar gordura saturada diminui em 19% risco de problemas cardíacos

Gordura prejudicial está presente na carne e no leite.

Muitas pessoas não resistem a um espeto de picanha ou não conseguem começar o dia sem um tradicional pão com manteiga. A medicina já provou, contudo, que a gordura saturada, presente nesses dois alimentos, faz mal à saúde.

Assim como a gordura trans - encontrada em alguns biscoitos, bolos, alimentos processados - a gordura saturada aumenta o nível do colesterol LDL no organismo. Conhecido como "colesterol ruim", é ele que entope as artérias.

Pesquisadores de Harvard, nos Estados Unidos, revisaram oito estudos que envolveram mais de 13 mil pessoas e concluíram: aqueles que deixaram de lado a gordura saturada e passaram a consumir a insaturada passaram a ter um risco 19% menor de ter um problema no coração.

Mas não são todos os tipos de gordura que fazem mal. A dos peixes, como salmão, sardinha, atum, a gordura dos óleos vegetais, como soja, girassol, o famoso azeite, a gordura encontrada nas castanhas, amêndoas, todas elas são insaturadas e amigas do "colesterol bom" - não ficam impregnadas nas paredes das artérias.

Os pesquisadores concluíram também que cada vez em que se aumenta em 5% o consumo de gorduras insaturadas - a boa gordura - é reduzido em 10% o risco de problemas no coração.

Os estudiosos ressaltam, contudo, que a dieta perfeita não é baseada só nessas gorduras insaturadas. Os legumes, as verduras e as frutas também têm lugar garantido em uma vida saudável.


Fonte:SITE Fitness Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário