quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Por que temos câimbra?

Fonte: Revista Galileupublicidade

Você corre por quase duas horas e de repente eis que surge aquela dor lancinante na perna, o músculo da panturrilha repuxa e parece que o sofrimento nunca vai terminar, até que... a dor simplesmente vai embora, assim, do mesmo jeito que veio. “Aparentemente a câimbra não tem nenhuma função, só causa dor”, diz o médico e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, Jomar de Souza. Ela é uma contração involuntária do músculo para a qual a ciência não consegue definir uma causa ainda. Pode acometer qualquer músculo do corpo, mas “acontece principalmente na parte inferior, mas especificamente, na panturrilha”, diz.

O médico diz que atualmente existem duas teorias mais aceitas sobre as causas da câimbra, embora nenhuma delas seja totalmente comprovada: “A primeira sugere que a contração dos músculos ocorre pela desidratação, quando a pessoa faz muita atividade física sem repor principalmente água e minerais”. A outra hipótese indica que a câimbra ocorre devido ao acúmulo de ácido lático nos músculos. “O sujeito menos treinado acumulariam mais ácido entre os músculos durante atividades físicas pesadas, isso causaria a dor.”

Existe ainda o caso de atletas, bem preparados, com condição cardíaca boa, bem hidratados e que mesmo assim sentem a contração. Para Souza, “isso acontece quando o atleta força um músculo diferente do habitual. Um nadador, acostumado a usar muito os braços, pode ter câimbra ao correr uma maratona, onde precisa muito mais das pernas.”

Mesmo sem as causas específicas, existem orientações gerais para tentar evitar a dor da câimbra: alongar antes de fazer exercícios, hidratar-se durante atividades longas e não partir para atividades intensas sem treinamento gradual. “Se a câimbra tiver algum sentido, talvez seja uma espécie de defesa do organismo para dizer que a atividade vai além do que aguentamos”, diz o especialista.

Existe ainda a câimbra noturna, não relacionada a exercícios, que requer mais atenção. “Quando a pessoa não fez atividades intensas imediatamente antes de dormir e sente contração dos músculos durante o sono, ela deve procurar um médico para fazer o diagnóstico, pode ser alguma síndrome neurológica”, diz Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário