sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Aberta a temporada dos “atletas de verão”.

O sol é um convite. O biquíni, esquecido no armário desde a temporada passada, uma espécie de imposição. Um novo ano começa e as promessas de uma rotina com exercícios físicos voltam com força total. Pronto. Bastam estes fatores para que os “atletas de verão” se proliferem pelas praias e parques do País. Uma turma que pode desafiar a saúde e o bem-estar caso ignore recomendações médicas e dicas básicas.

A primeira delas é “calma lá”. Não adianta querer recuperar todo o tempo perdido em 2009 e, em duas semanas, exigir como resultado a barriga tanquinho, a eliminação de todos os pneus e um preparo físico em perfeito estado. O verão, é um ótimo ponto de partida para começar as atividades com o corpo, mas para aposentar o título de sedentário é preciso primeiro um aval do médico.

“É totalmente indicado quem vai começar a fazer atividade física passar por uma avaliação cardiovascular. Isso previne problemas sérios que podem aparecer mesmo em quem é jovem”, afirma o cardiologista do Hospital do Coração (Hcor), Ricardo Pavanello. Isso porque, dizem os especialistas, um organismo desacostumado com os movimentos da atividade física pode fazer a pressão arterial subir. O resultado disso pode ser taquicardia, infarto ou derrame. Sem contar os rompimentos de tendões, entorses e fraturas.
O resultado do excesso pode ser uma invasão de ácido láctico nos músculos e, pelo menos, uma semana de molho e com dores. A regra vale para os exercícios a serem realizados com freqüência e também para a “pelada” despretensiosa na praia ou para a investida de muitas horas em banhos de mar ou piscina.

“Se a atividade for recreativa, não há problemas em praticá-las, mesmo para quem é sedentário”, explica o ortopedista Ricardo Munir Nahas, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. “Agora, se é aquela partida de futebol com um anseio de ganhar a qualquer custo, por exemplo, aí pode ser perigoso”, diz. “Vale lembrar que, para quem mora em grandes cidades, só o fato de estar de férias já movimenta mais o corpo. Não há, por exemplo, as horas intermináveis no trânsito ou a rotina de ficar horas sentadas no escritório. O organismo já volta ficar disposto para, após uma visita preventiva ao médico, começar a fazer atividades com regularidade”.
Começar devagarzinho

“Pegar leve” é fundamental para o início. Caminhadas no calçadão da praia, passeio com o cachorro ou até mesmo a meditação são ótimas pedidas. Esticar bem os braços e as pernas, o pescoço e a coluna são imprescindíveis para a atividade. Alongar esquenta os músculos e prepara o corpo para a maratona de exercícios.

Para finalizar, a garrafinha d’água e a hidratação não podem ser descartadas, assim como uma boa alimentação. “Atletas de verão” costumam ter o mau hábito do jejum para tentar pegar um atalho no emagrecimento. Além de não dar certo, isso é uma ameaça para a saúde. Uma hora antes do exercício, faça um lanche saudável, o indicado é uma fruta. Água é recomendada ao longo de todo o tempo de exercícios. Além disso, o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) informa: em caso de tempo muito seco ou temperatura muito alta é bom suspender as atividades ao ar livre. Nessas condições, além de desidratação, o clima pode aumentar as chances de infarto e desmaios.

Fonte: Fernanda Aranda, Ig São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário