segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Cãibras

Muita gente acredita que as câimbras ocorrem somente por falta de potássio e, por isso, consome banana para prevenir ou melhorar as câimbras. Na verdade, o desequilíbrio no nível dos líquidos corporais e nas concentrações de eletrólitos é um dos fatores que pode gerar a câimbra, por isso a importância de repor os eletrólitos após o exercício e sempre que houver perda de suor relacionada ao calor. Nesses casos, o consumo de banana como fonte de potássio para melhorar ou evitar a câimbra não adianta, já que, para prevenir, é necessário que o corpo esteja em equilíbrio hidroeletrolítico, ou seja, água e eletrólitos como sódio, cálcio, potássio e magnésio.

As câimbras podem ocorrer por diversos fatores, mas a forma mais comum é por meio de perdas excessivas de líquido pelo suor. O sódio é o nutriente eliminado em maior quantidade dessa maneira, sendo sua depleção causadora das câimbras. Pesquisas mostram que a quantidade de potássio, cálcio e magnésio no suor são mínimas, que esses minerais são raramente os causadores das câimbras e conseguimos atingir suas necessidades com uma alimentação equilibrada.

A indicação, então, é ingerir bebida isotônica ou repor o líquido e o sódio com uma dieta para evitar que ocorra a indesejada câimbra.

FONTE PROF. FABIO SABA

Nenhum comentário:

Postar um comentário